Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Rallidae
 Rafinesque, 1815
Espécie: A. saracura

Nome Científico

Aramides saracura
(Spix, 1825)

Nome em Inglês

Slaty-breasted Wood-Rail


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Saracura-do-mato

A saracura-do-mato é uma ave gruiforme da família Rallidae. Também conhecida como siricoia, saracura e saracura-do-brejo.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) aramos = um tipo de garça mencionado por Hesinquio; e -öides = semelhante; e do (tupi) saracura = nome indígena para esta espécie que vive nos pântanos. ⇒ (Ave) saracura semelhante a uma garça ou (ave) do pântano semelhante a uma garça.

Características

Mede entre 34 e 37 centímetros de comprimento e pesa cerca de 550 gramas.
Apresenta a coroa e as laterais da cabeça com a coloração cinza ligeiramente amarronzadas. Os lores e a região auricular são cinza. A nuca, a porção posterior do pescoço e o flanco superior do peito são acastanhados, coloração que torna-se gradativamente marrom-olivácea ao atingir o manto e as costas da ave. As coberteiras das asas e costas são de coloração verde-olivácea e suas rêmiges primárias marrom-acastanhadas. A região do uropígio é marrom e as penas supracaudais bem como a cauda que frequentemente se encontra em riste é preta. Queixo e garganta são esbranquiçados. A lateral do pescoço, flancos, peito e ventre apresentam bela coloração cinza-azulada. O crisso é preto. As penas infracaudais também são pretas.
Íris e anel periocular vermelhos carmim. Bico verde-amarelado com a base azulada. Tarsos e pés rosa-avermelhados.
Os filhotes da espécie são marrons escuros quase pretos e sua coroa marrom escuro. Seus olhos, bico e pernas são pretos.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Espécies semelhantes

Ajuda na identificação

A saracura-do-mato possui uma certa semelhança com outras espécies de seu gênero (Aramides) e pode ser visualmente confundida com outras três espécies: a saracura-três-potes (Aramides cajaneus), a saracura-do-mangue (Aramides mangle) e a saracuruçu (Aramides ypecaha). A diferença visual mais clara entre as quatro espécies é a extensão das partes acinzentadas e de cor de telha no corpo dessas aves.
A saracura-três-potes e a saracura-do-mangue possuem o pescoço cinza e peito e barriga em cor de telha, porém apenas a saracura-do-mangue possui a garganta na cor de telha, com sua nuca na cor acinzentada.
A saracura-do-mato possui as cores invertidas em relação à saracura-do-mangue (exceto sua cabeça que continua quase completamente cinza): sua garganta, peito e barriga são na cor cinza e sua nuca e manto são na cor de telha.
A saracuruçu é similar à saracura-do-mato (com garganta e peito cinzas), mas sua barriga é marrom clara, e a cor de telha de sua nuca atinge uma parte mais expressiva de sua cabeça que na saracura-do-mato.
Além dessas características na plumagem, é possível observar que a saracura-do-mangue e a saracuruçu podem apresentar uma coloração vermelho-alaranjada na parte proximal da maxila superior, enquanto que a saracura-três-potes e a saracura-do-mato não a possuem.

A seguir alguns registros que ajudam na comparação entre as três espécies.

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
(Clements checklist, 2014).

Indivíduos com plumagem leucística

O que é leucismo?

O leucismo (do grego λευκοσ, leucos, branco) é uma particularidade genética devida a um gene recessivo, que confere a cor branca a animais geralmente escuros.
O leucismo é diferente do albinismo: os animais leucísticos não são mais sensíveis ao sol do que qualquer outro. Pelo contrário, são mesmo ligeiramente mais resistentes, dado que a cor branca possui um albedo elevado, protegendo mais do calor.

O oposto do leucismo é o melanismo.

Alimentação

As desovas são avidamente consumidas por saracuras, conforme observado na espécie saracura-do-mato (Aramides saracura), que se alimenta dos ovos da perereca Filomedusa (Phyllomedusa distincta).

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Comuns em matas e capoeiras alagadas, muitas vezes a beira de rios (mas nem sempre), as vezes sai da mata para se alimentar em áreas abertas próximas.

Distribuição Geográfica

Ocorre no sudeste do Brasil e nas partes vizinhas do Paraguai e Argentina.

Referências

-

Galeria de Fotos